segunda-feira, 29 de março de 2010

Chuteiras brasileiras, chuteiras alheias

Liedson Muniz: Companheiro
do Cristiano Ronaldo no
ataque da seleção de Portugal


O Brasil é considerado o país que "deu a luz" aos reis do futebol. Nossa lista de melhores do mundo é de fazer inveja a qualquer estrangeiro. Logo, não é nenhuma novidade saber que inúmeros jogadores brasileiros são comprados pela gringaiada. Mas e a Copa? Jogadores da "pátria amada Brasil" vão golear com chuteiras alheias?

A presença de brasileiros em seis seleções (sete, se Portugal se classificar) na próxima Copa do Mundo é uma consequência natural da transferência constante de talentos para outros países. Na atual Liga dos Campeões (a principal competição entre clubes da Europa) há 75 brasileiros. Pois é, 75. O número poderia ser ainda mais alto, se não houvesse limites na quantidade de estrangeiros que os clubes podem colocar em campo.

A Fifa, nesse caso, em vez de estimular o fluxo de mão de obra entre os países, procura reduzí-lo. Segundo m um evento esportivo cujo maior apelo é a rivalidade de países e o amor a pátria, o coração dos jogadores pode preocupar. Compreensível, mas exagerado.

Muitos jogadores ex-patriados atuam em países com os quais têm grande identificação cultural. Na temporada 1999/2000, por exemplo, havia 74 jogadores brasileiros na liga portuguesa e 42 argentinos na espanhola.

Eaí? O que você acha? Vestir o uniforme rival e encarar o verde e amarelo vai dar certo?
Pressão total.

Um comentário:

Cahe´s blog disse...

Ai minha gente. Quando forem postar um texto velho, ou baseado em um texto velho, atualizem-no, por favor. Como "Se Portugal se classificar"?
Há ainda algum país a ser classificado? A Tabela da Copa já não está fechada?
Dados da temporada de 10 anos atrás? Não conseguimos algo mais novo?


Enfim, ao ler o texto, cabe outro comentário: isso não é novidade. Em outras Copas já tivemos jogadores jogando conta a própria pátria de origem.

Abraços,
Cahe is a Blogger

Postar um comentário