terça-feira, 16 de março de 2010

Combate à inflação durante a Copa

Ministros querem evitar que aumento excessivo dos preços passe imagem negativa do país aos turistas estrangeiros.
A menos de três meses do início da Copa de 2010, os aumentos nos preços em diversas áreas da economia sul-africana já podem ser notados. Especialmente, claro, nos produtos e serviços da indústria de turismo, como passagens aéreas e diárias em hotéis.
Contudo, embora o aumento provocado pelo Mundial de futebol seja considerado natural, o governo sul-africano afirma estar tomando medidas para evitar abuso. A intenção é impedir que a inflação por conta da Copa atinja níveis “irreais” e com isso passe uma imagem negativa do país aos visitantes.
Uma das principais preocupações do governo é com a possível formação de cartéis por empresas concorrentes, que combinariam o aumento simultâneo dos preços para aumentar os lucros.
“Se houverem casos de conluio de preços contrários à Lei da Concorrência, podem ficar descansados que estaremos acompanhando de perto”, afirmou o ministro do comércio e indústria, Rob Davies, na tentativa de acalmar o receio de que os torcedores sejam “roubados” ao chegar para a Copa em junho.
A suspeita de formação de cartel no país já colocou sob investigação, por exemplo, as companhias aéreas. A South African Airways, principal empresa do setor na África do Sul, além de SA Airlink, Comair e 1Time, estão sendo investigadas pela suspeita de aumento combinado dos preços no período da competição.

Confira a matéria completa


Postado por Cintia Ferreira

Um comentário:

Cahe´s blog disse...

"Se houverem (sic) casos de conluio de preços..."
Claro que haverá vários casos, este é um problema que também afeta o Brasil e, por certo, acontecerá tanto na Olimpíada quanto na Copa.
O pessoal tem de aprender que quem deve ser explorado é o turismo e não o turista.

Cahe is a Blogger

PS.: Quem andou aprontando no template? Por favor, não façam mais uma coisa dessas.

Postar um comentário