terça-feira, 9 de março de 2010

A maldição do Melhor do Mundo!

Chegar à Copa do Mundo como melhor do planeta é ser o diferente no meio de tantos atletas. Um status e uma atenção acima da média mesmo para jogadores experientes e acostumados com o assédio da imprensa e dos torcedores. Mas existe uma espécie de maldição para o melhor do mundo em copas. A seleção desse jogador nunca ganha o mundial, e ainda pior, acotecem verdadeiras tragédias no caminho dessa seleção.

A eleição da FIFA acontece desde 1991, quando o alemão Lothar Matthaus teve a honra de ser o primeiro eleito. Para a Copa dos Estados Unidos em 1994, o melhor do mundo é o italiano Roberto Baggio. Resultado, o “bambino d´ouro” , como era conhecido Baggio, jogou bem poucas partidas durante o Mundial e perdeu o penâlti que determinou o título do Brasil e a eliminação da sua Itália. Após a Copa, o melhor do mundo era o brasileiro Romário.

Na Copa do Mundo seguinte, o melhor do mundo era um brasileiro, Ronaldo tinha encantado na temporada anterior com o futebol jogado pelo Barcelona. Ele até que teve boas atuações na Copa da França, mas ficou marcado pelos problemas que teve antes da final contra a França e acusado de amarelar. O Brasil perdeu de 3x0 e o francês Zinedine Zidane foi o eleito melhor da temporada.

Em 2002 o fiasco foi ainda maior, o português Luis Figo chegou à Coréia e ao Japão como o melhor do planeta. Sua seleção foi uma das grandes decepções daquela Copa. Foram eliminados na primeira fase, e Ronaldo voltou a ser eleito o melhor, após levar o Brasil ao pentacampeonato.

Na Copa de 2006, na Alemanha, foi a vez de Ronaldinho Gaúcho decepcionar. Não chegou, perto, de suas brilhantes atuações pelo Barcelona. Ficou rotulado de não aguentar a pressão de jogar pela seleção brasileira, que foi um fiasco. Fabio Cannavaro foi o eleito depois de grande atuação no Mundial.

Em 2010 será a vez de Lionel Messi tentar quebrar o tabu. O argentino está jogando em altíssimo nível desde 2006. “La Pulga”, como Messi é carinhosamente chamado tem poucas chances de mudar essa história, pois sua Argentina não consegue mostrar um bom futebol.

Felipe Mendonça

Um comentário:

Cahe´s blog disse...

Este tabu não pode, em hipotese alguma, ser quebrado nesta Copa!
Não bastasse o cara não jogar nada da seleção, é argenino!

DÁ-LHE BRAZUCA!!!!!!!!!!!!

Postar um comentário