segunda-feira, 8 de março de 2010

Seleções que encantaram, mas não levaram!

Vamos começar nossa viagem pelo tempo, no ano de 1954, Copa da Suíça. O Mundial voltava a Europa depois da 2ª Guerra e uma Alemanha em reconstrução usou o futebol para recuperar o orgulho nacional. Mas naquele ano um seleção do leste europeu roubaria a cena, a Hungria, com seus craques Sandor Kocsis, Gyula Grocics e o astro Ferenc Puskas. Os húngaros perderam somente uma partida em cinco anos jogando juntos, justamente a final da Copa de 54 para a Alemanha.



Outra seleção que encantou o mundo, mas não levou o caneco, foi a Holanda de 74. A equipe tinha jogada junta somente duas vezes da Copa da Alemanha, mas trouxe um estilo de jogo revolucionário para época. O time tinha nomes como Johan Neeskens, Johnny Rep e Johan Cruyff, além disso, tinha como treinador o grande Rinus Michels, considerado por muitos o maior treinador de todos os tempos. Foi novamente a Alemanha que desbancou o futebol dos holandeses e levou o caneco, em casa, naquela edição.



O Brasil não poderia ficar de fora desta lista. A seleção de 82 jogou um futebol encantador, com grandes craques como Zico, Sócrates e Falcão, encantou com estilo de jogo ofensivo e muito plástico. Os carrascos da vez foram os italianos, jogando um futebol defensivo, a Itália superou nossa seleção, com três gols de Paolo Rossi, e rumaram rumo ao terceiro título Mundial de sua história.



Felipe Mendonça

Um comentário:

Cahe´s blog disse...

a) O carrossel holandês maravilhou o mundo do futebol em 1974. Uma maneira de jogar que independia dos craques em campo(claro que Cruyff e Cia. fizeram diferença).
Enquanto isso, pelo que se dizia nos bastidores, o Brasil era "vendido" para João Havelange ser presidente da FIFA.

b) Com Telê à frente, a canarinho de 1982 não tinha uma maneira parecida de jogar, mas com tantos craques excepcionais, nem precisava. Maldito Rossi que nos pegou em um dia ruim!
Lembro que depois de enfiarmos um 4X1 na Escócia, o treinador escocês comentou: "acabamos de perder para os campeões do mundo".

Postar um comentário