sexta-feira, 12 de março de 2010

As Batalhas da Copa

O futebol é rico em rivalidades históricas. Brasil x Argentina talvez seja a expressão mais contundente de seleções rivais. Mas alguns jogos da Copa do Mundo também entraram para a história pela acirrada agressividade da disputa. Dois deles ficaram conhecidos como batalhas.

A Batalha de Berna ocorreu em 1954, no Mundial da Suíça. Brasil e Hungria jogavam nas quartas de final. A seleção brasileira, ainda traumatizada pela derrota para o Uruguai, na final de 1950 em pleno Maracanã, enfrentava a equipe húngara, que havia batido a Coreia do Sul por 9 x 0, e a Alemanha Ocidental por 6 x 3. Após um jogo épico, a derrota para a Hungria por 4 x 2 levou os brasileiros, já exaltados, a partir pra briga, depois de provocações húngaras.

A história completa, contada de forma deliciosa por Luiz Antonio Simas, você pode ler aqui:
A Batalha de Berna - Parte I e Parte II

Em 1962, na Copa do Chile, aconteceu outra disputa histórica. O jogo entre os anfitriões chilenos e a seleção italiana foi um dos mais violentos do Mundial e ficou conhecido como Batalha de Santiago. Inúmeras agressões, duas expulsões e um nariz quebrado do lado italiano, briga separada pelo árbitro. Os dois times tiveram que sair do campo escoltadas. O Chile ganhou de 2 x 0, mas o futebol saiu perdendo.


Um comentário:

Cahe´s blog disse...

Concordo que o futebol perde, mas brigas, na maioria esmagadora, não são armadas, acontecem com o aflorar dos nervos.
Para mim o futebol perde mesmo é quando a situação é armada, como no caso da água que os argentinos gentilmente ofereceram aos brasileiros (Copa 1990 - Itália).


PS/Dica: Cuidem para que os links abram uma nova janela e o internatuta não saia do Blog de vocês. Façam uma visitam no meu e acessem qualquer link nos posts lá:
Cahe is a Blogger

Abraços

Postar um comentário