quinta-feira, 4 de março de 2010

Holanda: Favorita ou mera coadjuvante?

Nos meses que antecedem a Copa do Mundo, é comum "entendidos" do futebol apontarem seus favoritos à conquista do título do mundial. Essas listas, normalmente, contêm sempre os mesmos nomes: Brasil, Itália, Argentina, Alemanha, Inglaterra, Espanha, França e... Holanda.

Curiosamente em todos os Mundiais que a seleção holandesa se faz presente é apontada como favorita.E de quatro em quatro anos repete o mesmo filme. Encantam todos com um futebol ofensivo e entrosado na fase de grupos e caem nas fases eliminatórias.

Sim, a Laranja Mecânica (nome dado à Seleção pelas belas exibições nas Copas de 1974 e 1978) é uma potência europeia na competição. Mas está na hora de fazer jus a tal favoritismo e acabar com esse script de nadar, nadar e morrer na praia.

Ao desembarcar na África do Sul, os holandeses colocarão em jogo sua série de 17 jogos sem derrotas. Nas eliminatórias rumo ao continente africano a equipe teve 100% de aproveitamento no grupo 9. A última derrota foi para a Austrália por 2 a 1, em setembro de 2008.

Para dar moral ao grupo e demonstrar confiança no trabalho realizado do técnico Bert van Marwijk, a federação holandesa de futebol prorrogou o contrato do treinador até a Euro-2012.

Mas antes de pensar na Eurocopa a missão de van Marwijk é conduzir a Laranja Mecânica ao grande sonho da conquista mundial.

Para os fãs do futebol holandês que não abrem mão de apontá-lo como um dos favoritos ao título, é torcer para que o bom nível das apresentações da primeira fase prossiga até o dia 11 de Julho no Estádio Soccer City, Joanesburgo. Data e palco da decisão da Copa do Mundo da África do Sul.

Bruno Lima

Um comentário:

Cahe´s blog disse...

A Holanda é um país simpático que teve sua maior chance com o carrosel holandês e não soube aproveitá-la.
Com isso, o tempo passou e nada mais aconteceu, ou está acontecendo. Creio que vá continuar como uma coadjuvante.

Postar um comentário