O jornal inglês "The Times" elegeu Maradona como o melhor jogador da história das Copas do Mundo
Ele marcou menos gols e ganhou menos títulos do que Pelé, mas continua sendo considerado melhor do que o brasileiro por alguns especialistas, como fez o jornal inglês colocando Maradonna no topo da lista, seguido por Pelé, que ficou em segundo lugar.
No texto explicativo da eleição, apenas um jogo foi mencionado: o da vitória argentina sobre a Inglaterra nas quartas de final da Copa do Mundo de 1986, marcado pelo gol de mão de Maradona. Uma derrota que nunca foi engolida pelos ingleses, e que agora é descrita como um resumo da vida do craque argentino: da “Mano de Dios” ao golaço com arrancada do meio de campo, as controvérsias fizeram parte da trajetória de um gênio do futebol.
Já na descrição de Pelé, o jornal alega que, apesar dos 1.284 gols marcados durante a carreira, ele foi mais lembrado por aqueles que deixou de fazer. O primeiro exemplo citado é o da cabeçada defendida pelo goleiro inglês Gordon Banks na Copa de 1970, na jogada que passou a ser considerada como a maior defesa de todos os tempos. O chute para fora após o drible de corpo contra o Uruguai também é lembrado, assim como a tentativa do meio de campo.
Na sequencia da lista, aparecem Franz Beckenbauer, Giuseppe Meazza e Gerd Müller. Garrincha foi posto na sexta colocação. O atacante Ronaldo, maior artilheiro da história das Copas, é o oitavo, logo atrás de Johan Cruyff. O inglês Bobby Moore e o húngaro Ferenc Puskas fecham a relação.
Não faltaram comentários para contestar a eleição que considerou Maradona melhor do que Pelé. O leitor Joke Ramirez postou a seguinte mensagem espaço para comentários do jornal: “Não é sério colocar Maradona à frente de Pelé frente aos números de Pelé. Mesmo que ele não tenha jogado em um clube europeu, foi bom o bastante jogando em um time brasileiro que dominou o futebol por uma era”.
Foi uma resposta ao comentário de Kerry Livermore: “Concordo que Maradona é melhor porque ele jogou na Europa, e levou o Napoli ao primeiro título da Série A na Itália. Pelé sempre ficou no Brasil e nunca foi realmente testado”, opinou.
Um comentário:
O natural não seria o inventor conhecer sua invenção? Parece que os ingleses não conhecem o futebol.
Quantas guerras o Maradona parou?
Quantas vezes o Maradona foi expulso e trocaram o juiz e fizeram o jogador voltar a campo?
Quantas vezes o Pelé jogou drogado?
Será que eles buscam uma razão que justifique o gol de mão?
Cahe is a Blogger
Postar um comentário