terça-feira, 2 de março de 2010

O nosso bichinho

Parece até uma mensagem subliminar. E esperamos que realmente seja. 

Já pararam para prestar bem a atenção no mascote desta Copa? Não notaram "algo" de sugestivo, ou melhor, familiar? Enfim, vamos a parte técnica. 

O mascote da Copa do Mundo 2010 - África do Sul é um simpático leopardo que atende pelo nome de Zakumi. E este nome não foi escolhido por acaso: o "Za" significa África do Sul, na língua local, e "Kumi" significa o número 10 em diversos dialetos africanos. O leopardo simboliza o povo, a geografia e o espírito sul-africanos. Zakumi foi criado por Andries Odendaal, natural da Cidade do Cabo.

 Tudo bem africano: o animal, a simbologia, os significados, os dialetos, o criador... mas... e essas cores?
Tudo bem, a bandeira sul-africana leva as cores azul, vermelho, branco, verde, amarelo e preto. PREDOMINANTEMENTE vermelho, azul e verde (ao menos a meu ver). 

E o mascote? VERDE E AMARELO. Todinho, inteirinho. Salvo por suas manchinhas de leopardo. 

Coincidência? Pode até ser. Mas que é uma FELICÍSSIMA coincidência, isso é mesmo. Dá até vontade de pensar que é uma homenagem aos melhores do mundo. E não seria tão surpreendente, a amizade entre africanos e brasileiros é uma verdade. Como também é verdade a admiração dos africanos pelo nosso futebol. Como é mais verdade ainda que o Zakumi leva as nossas cores predominantes. A roupinha ou o cabelo poderiam ser vermelhos ou azuis ou pretos. Mas não. Ele é verde e amarelo. E branco. Se ele tivesse os olhinhos azuis...

Bem que poderia ser um sinal. O Zakumi poderia ser naturalizado brasileiro, tem tudo pra ser.
O leopardo pertence a eles, e a taça (AMARELÍSSIMA) vai ser nossa.

Marcela Souza

Um comentário:

Cahe´s blog disse...

Realmente viajar é bom... e necessário. Pena que a mensagem fica atida apenas às cores do uniforme da seleção anfitriã, as quais determinaram o colorido de Zakumi: verde e amarelo.
De qualquer maneira, boa reflexão.

Postar um comentário