Robinho voltou ao futebol brasileiro, voltou ao Santos, time que o revelou em 2002. A volta do craque fará com que o time da Vila Belmiro tenha um convocado para a seleção brasileira, algo que não acontece desde 1974.
Alguém se lembra quem foram os últimos? Foram convocados por Zagallo para a Copa de 74 na Alemanha, dois jogadores santistas. Um deles foi o zagueiro Marinho Peres, que defendeu o clube de 72 até a 74, e foi para o Barcelona logo após a Copa. O outro foi o ponta esquerda Edu, que jogou no Santos entre 66 e 76.
O Santos teve outros grandes jogadores durante esses 36 anos sem representantes na seleção brasileira nos mundiais. A primeira geração dos meninos da Vila, com Pita, Juary e João Paulo, encantou o Brasil em 78, mas nenhum deles ganhou um lugar no grupo que foi disputar a Copa na Argentina.
Em 2002 foi a geração de Diego e Robinho que brilhou, mas ficaram conhecidos somente depois da Copa da Coréia e do Japão. As duas vezes em que essa situação quase ocorreu foram ambas em 2006. O mesmo Robinho fez parte do grupo de Parreira, mas tinha saído do Santos um ano antes. Outro caso foi o Zé Roberto que veio para o Santos logo após o Mundial.
O fato é que o Alvinegro da Vila Belmiro voltará a ter um representante na seleção brasileira que vai a Copa. O clube tem história em mundiais, basta falar que foi o time de Pelé, entre tantos outros craques.
Felipe Mendonça
segunda-feira, 8 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Se não me engano - não vou checar nada agora - a seleção que trouxe a Jules Rimet para o derretimento (argh), contava com cinco jogadores do Santos no grupo, sendo dois titulares: Clodoaldo e Pelé.
Depois disso, minguou mesmo.
Postar um comentário