segunda-feira, 1 de março de 2010

Vuvuzelas liberadas!


Steven Pieenar, destaque da seleção sul-africana, contou em entrevista como são os torcedores africanos. De acordo com o jogador "é a torcida mais barulhenta que encontrarão na copa do mundo".

 A vuvuzela, corneta que soa como um elefante, é prova disso. O artefato é indispensável - o que já trouxe até problemas com a organização. Atualmente, a corneta faz parte da cultura e do jogo na Africa e segundo o presidente da FIFA, "não serão banidas do estádio". No sorteio do mundial, as vuvuzelas foram proibidas, até porque se tratava de uma cerimônia formal.

"Laduma" é o grito que quer dizer gol, em zulu. A palavra significa "troveja" - é a descrição perfeita para a reação animada da torcida. Segundo Pieenar, as pessoas que vão ao estádio para assistirem aos jogos se vestem especialmente para a ocasião e cantam, do início ao fim, uma canção que era entoada por migrantes de Zimbábue, que trabalhavam nas minas. Hoje, se tornou um verdadeiro hino da torcida.

 Além das vuvuzelas, as canções e o traje todo especial, os torcedores encontraram também outras formas de homenagear seus jogadores favoritos, como agitar um peixe fresco em nome de Mark Fish ou carregar sapatos pindurados no pescoço em homenagem a John Moshoeu, que tem o apelido de "sapateiro".

Fonte: Fifa.com

Rachel Munhoz

Um comentário:

Cahe´s blog disse...

Tirar as vuvuzelas da Copa na África seria como tirar a bateria da escola de samba -> não há como.
Essas cornetas são parte mais que integrante da cultura africana e a festa, apesar de ser de todo o mundo, será feita por eles e, com certeza, várias torcidas acabarão submetendo-se às vuvuzelas.

Postar um comentário