terça-feira, 13 de abril de 2010

75 mil malas roubadas na Copa 2010?

Um problema de grande dimensão, apenas levantado, ainda sem solução. De acordo com a estimativa de duas companhias públicas aéreas da África do Sul, 16% dos visitantes do país podem perder suas malas roubadas antes mesmo de vê-las passando nas esteiras. Dos cerca de 450 mil torcedores estrangeiros que devem estar na África do Sul durante o mês do Mundial (11 de junho a 11 de julho), 75 mil podem ter suas malas roubadas pelos próprios funcionários dos aeroportos.

Como informa um relatório da empresa de voos South African Airways (SAA), enviado ao Parlamento sul-africano, os aeroportos do país não controlam bem o transporte de bagagens do avião até a esteira, onde o passageiro tem acesso às suas malas. O ex-diretor da firma Chris Smyth ajudou a produzir o documento e apresenta números assustadores sobre os funcionários responsáveis por fazer chegar as bagagens das aeronaves até as esteiras dos aeroportos.

Cerca de 25% dos trabalhadores deste setor são desonestos; 25% mantêm sua honradez e os 50% restantes ficam em cima do muro, com a possibilidade de se corromperem. O presidente da SAA, Siza Mzimela, ainda comunicou aos parlamentares que a SA Express, outra companhia pública aérea de voos regionais precisa renovar o quadro de funcionários do transporte de bagagens de seis em seis meses. O motivo é a corrupção que domina o contingente de trabalhadores em quatro ou cinco meses.

O problema está exposto, mas quem resolve? Se vai passar impune, só o tempo dirá.

Foto: Malu Green
Infográfico: Sérgio Oliveira Jr.
Com informações do Globoesporte

Postado por Sérgio Oliveira Jr.

Um comentário:

Cahe´s blog disse...

Tais dados são desanimadores mas eram de se esperar, principalmente pela pobreza em que a grande maioria do pessoal por lá vive - não que pobre seja desonesto, mas a necessidade acaba falando mais alto.
O jeito é levar malas de mão e despachar o resto pelo correio - os correios por lá seriam melhores?

Cahe is a Blogger

Postar um comentário