quinta-feira, 8 de abril de 2010

As Mulheres e a Copa do Mundo


A realização da Copa do Mundial de Futebol na África do Sul faz com que os meios de comunicação busquem e apresentem as mais diferentes pautas. Os problemas sociais, a discriminação e a prostituição são apontados como se fossem problemas novos e exclusivos. As belezas naturais e a alegria do povo - tão parecidos com os brasileiros são espetacularizadas.

Outra coisa que preocupa é que, aparentemente, durante os meses que antecedem a Copa e o período de sua realização nada mais tem importância, mas fiquem atentos e atentas, o mundo não para!

A vida acontece também fora dos muros dos estádios de futebol e das estruturas políticas voltadas para a indústria da copa.
As ações da Marcha Mundial de Mulheres iniciadas no dia 8 de março em comemoração aos 100 anos do Dia Internacional da Mulher também marcaram o início da Ação Internacional terão desdobramentos em diversas cidades da África do Sul.

África: mobilização internacional encerra a ação de 2010A Marcha programada para terminar em outubro, nos países africanos promete antecipar suas reivindicações em diversos atos que acontecerão entre os dias 11 de junho e 11 de julho, mesmo período da realização da Copa do Mundo, na África.
Os protestos contra a promoção da indústria da prostituição durante a Copa Mundial de Futebol que ser realizará no país. O ato terá a presença de uma delegação internacional de 500 mulheres, formada principalmente por mulheres do continente africano, mas também de mulheres de outros países em conflito no mundo.
Esta Ação faz parte de uma grande mobilização internacional que vai até o dia 17 de outubro. Estão programadas atividades em 51 países, entre eles Canadá, Colômbia, França, Espanha, entre outros. O encerramento será em Kivu do Sul, na República Democrática do Congo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário