terça-feira, 15 de junho de 2010

O carrasco da imprensa

Ricardo Barbara

Na última entrevista coletiva antes da estreia do Brasil na Copa do Mundo, o técnico Dunga pouco falou sobre o jogo contra a Coreia do Norte, que será realizado nesta terça-feira, em Joanesburgo. Gastou mais tempo justificando seu método de trabalho e defendendo o grupo que está na África do Sul, muitas vezes com ironia. Um dos principais temas abordados pelos jornalistas foi a opção por treinos fechados às vésperas do primeiro jogo no Mundial. No fim de semana, a imprensa ficou fora das duas atividades realizadas, foram três treinos em Joanesburgo, no total, sem a presença de jornalistas.

"Talvez o Rodrigo Paiva (diretor de comunicação da CBF) não tenha falado, por ser muito educado e não querer conflito. Mas não é treino fechado. É treino privado. Porque se quisermos fazer alguma coisa diferente, parar toda hora para treinar algo, acaba não digo atrapalhando, mas disturbando (sic). Claro que no jogo tem gente, mas é diferente. Vocês não dizem que o jogador tem que ter criatividade? Então vocês usem a criatividade para escrever também", disse o técnico


Um jornalista italiano tentou definir o perfil da seleção brasileira. Citou alguns jogadores convocados por Dunga que jogam na Itália ao perguntar se o time sofria influencias daquele país, com tradição de jogar retrancado e sair no contra-ataque. O técnico preferiu analisar de outra forma.

"Eu diria que Inter e Roma têm mentalidade brasileira. Há mais de 40 anos o Inter de Milão não conquistava a Liga dos Campeões (45 exatamente). Ganharam com Julio Cesar, Maicon e Lúcio, nosso capitão. Há quanto tempo o Roma não brigava pelo título do Campeonato Italiano? É tudo uma questão de ponto de vista. Você vê por um lado e eu vejo por outro" respondeu Dunga.

A imprensa pode estar travando uma batalha com o técnico da seleção, que pode ser acusado de ser conservador e pouco fazer questão de dar satisfações aos jornalistas, porém, é inegável que até o momento o trabalho de Dunga vem dando resultados, e o ex-jogador parece estar focado em um só objetivo : o Hexa.
Será Dunga o herói do ano ? Ou vai ser o vilão desta Copa ?
Resta começarmos a ver a partir hoje o resultado de quatro anos de treinamento do tão criticado técnico da seleção brasileira.

Abaixo, uma das costumeiras discussões entre o técnico e os jornalistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário