segunda-feira, 14 de junho de 2010

Por quem o coração bate mais forte ?

icardo Barbara

Não pude deixar de pensar nisso quando, em uma padaria, ouvi alguém dizer

"Ver a seleção brasileira é uma das atividades mais europeias que um brasileiro pode fazer. Eu, como brasileiro, não gosto de ser representado por gente que não mora no meu país."

Em época de Copa do Mundo, é sempre a mesma coisa, a mídia toda só fala de seleção brasileira, mostra as cores do nosso país mais claras do que nunca e repete sempre o mesmo discurso de amor pela seleção, acreditando que essa ainda é a maior paixão do brasileiro por algo de seu país. Verdade seja dita, a torcida pela seleção brasileira deixou de ser unanimidade no conceito do torcedor. Aqueles que acompanharam Copas de gerações passadas podem dizer melhor do que ninguém como era vibrar pela seleção brasileira. Cada gol era como se o torcedor tivesse ganhado na loteria.

O mesmo não acontece nos dias atuais. Em época de Copa, é frequente fazer aos amigos a mesma pergunta : "Você prefere ver a seleção ser campeã ou o seu clube ?".  Pode anotar, você terá muito mais declarações de amor ao clube do que a nossa seleção. Quais motivos será que levam o brasileiro a torcer mais para o clube ?
Não é muito difícil imaginar.

O torcedor passa muito mais tempo durante o ano acompanhando seu clube do coração. A proximidade com o time também está maior do que nunca. O torcedor ainda vai ao estádio, acompanha bem de perto cada jogador do seu time.
Antigamente, o torcedor disputava com a torcida rival quantos jogadores do seu time iam ser convocados para a seleção. Era o orgulho de cada amante de um clube. Hoje, não é difícil ouvir um torcedor achar ruim a convocação de seu jogador favorito pelo tempo que ele gastará fora do clube, a simples pausa das competições nacionais para a exibição da Copa do Mundo fizeram muitos chiarem.
A internacionalização de nossos jogadores parece ser o fator crucial para o aumento do desinteresse pela seleção brasileira. Pergunte aos que pouco acompanharam futebol nos últimos anos onde cada jogador da seleção da Era Dunga jogava antes de ir para o exterior. A maioria não saberá responder.

Parece que a seleção canarinho já não disperta no brasileiro a vibração de antes. Por outro lado, fortalece a vibração de cada torcedor por seu time do coração.



Para ilustrar, as glórias de Kaka com a Seleção Brasileira e com o seu clube do coração.
O São Paulo ? Não, o  Milan. E o Real Madrid.

Nenhum comentário:

Postar um comentário