segunda-feira, 7 de junho de 2010

Nunca acaba como começa

Acompanhei as copas de 1994, 1998, 2002 e 2006. Estou indo para a minha 5ª copa do Mundo e em todas elas a seleção que começa jogando não termina. Durante as copas os técnicos sempre adotam algumas mudanças nos esquemas táticos que montam previamente.

- Na copa de 94 Brasil jogava com uma linha de 4 jogadores na zaga, formada por; Jorginho, Aldair, Márcio Santos e Leonardo. Leonardo foi substituido nas quartas de final por Branco, graças a uma cotovelada que o lateral desferiu em Tab Ramos, causando a sua exclusão da copa.
O meio campo era, originalmente formado por: Mauro Silva e Dunga na marcação, Zinho e Raí na marcação.Raí tinha a camisa 10 e a faixa de capitão, porém não vinha jogando um bom campeonato e no jogo válido pelas oitavas de final, contra os EUA, perdeu de vez o seu lugar para o polivalente Mazinho.

- Na copa de 98 o meio campo da seleção era formado na primeira partida contra a Escócia por Cesar Sampaio e Dunga na contenção e Giovanni e Rivaldo, dupla de armadores da seleção e do Barcelona da espanha. Giovanni foi substituido no primeiro jogo por Leonardo e não voltou nunca mais a seleção.

- Na copa de 2002 a seleção jogava com 3 zagueiros e 5 homens no meio campo, com os laterais atuando como pontas. No meio mesmo ficavam Gilberto Silva na marcação, Juninho Paulista e Ronaldinho na armação, porém a partir das quartas, contra a Inglaterra Kleberson dominou a posição e foi com ela até a final contra a Alemanha.

- Na confusa copa de 2006, o Brasil jogava com o famoso quadrado mágico, Kaká, Ronaldinho, Ronaldo e Adriano. Porém essa seleção estava pesada e sem ritmo. No ultimo jogo da primeira fase, Parreira, treinador da seleção naquela copa colocou o menino Robinho no lugar de Adriano, mudou Zé Roberto com Juninho Pernambucano e trocou as duas laterais. Esse foi o melhor jogo da seleção, pois a bola rolava e o Brasil jogava com velocidade. Nas oitavas contra Gana, quando todos pensaram que o técnico mudaria a formação do time ele voltou com o mesmo time lento e sem ritmo dos dois primeiros jogos. Nas quartas contra a França outra surpresa, Parreira tirou Emerson, lider do meio campo e colocou Gilberto Silva, que vinha jogando muito melhor, tirou o atacante Adriano e colocou Juninho Pernambucano, avançando Ronaldinho Gaucho para o ataque.

- Agora em 2010, qual será a novidade que Dunga aprontará na seleção. Eu tenho dois palpites; Daniel Alves no lugar de Elano e Ramires no de Felipe Melo.

Postado por Guilherme Justo

Nenhum comentário:

Postar um comentário