terça-feira, 8 de junho de 2010

Os perigos do coração torcedor


Às vésperas do Mundial, todo cuidado é pouco. Não apenas para a seleção brasileira que se prepara para a competição, mas principalmente para os torcedores que sofrem emoções fortes durante a Copa.


O futebol é uma atividade com momentos apoteóticos, que dá ao torcedor muita adrenalina, energia. Diferentemente de jogos como o xadrez e a dama, é impossível não vibrar com um drible bonito ou não celebrar o famoso “GOLAÇO”. Mesmo assim, profissionais da área de medicina advertem para esses momentos intensos.

A questão, já foi amplamente discutida outras vezes. Recentemente, o jornal A Tribuna divulgou as conseqüências da paixão desmedida pelo esporte. Pesquisas feitas pela Sociedade Brasileira de Cardiologia comprovaram que o período de COPA do mundo pode aumentar os riscos de doenças cardiovasculares e ataques cardíacos. Segundo o médico gaúcho Leandro Zimerman, membro do conselho da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac), uma boa alimentação,a prática de exercícios e a tranquilidade são ferramentas indispensáveis antes,durante e depois da copa. Como prevenir é melhor do que remediar vale a pena mesmo relaxar e esperar calmamente a taça e o hexa.

Postado por Ingrid Rolemberg

Nenhum comentário:

Postar um comentário