terça-feira, 1 de junho de 2010

Alternativo 11

Sugerido pelo leitor assíduo deste blog, Carlos Freire, eis aqui a Seleção Brasileira Alternativa do Copa Bafana.

Aquela formada por brasileiros que se naturalizaram e, portanto, jogam por outras seleções.

Aqui tentaremos colocar parte dos jogadores brasileiros que foram convocados por suas respectivas seleções - e outros que (felizmente ou infelizmente) foram esquecidos. E mais: alguns reservas de 'luxo' também são mencionados.

---

1) Goleiro (Phan Van Santos)

Seleção: Vietnã

Local de Nascimento: Rio de Janeiro - RJ
Apesar da Seleção do Vietnã ter perdido nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010, Van Santos, que nasceu no Rio de Janeiro, jogou pelo país do sudeste asiático contra a seleção olímpica do Brasil em 2008. Na ocasião, os jogos foram em Pequim, na China. Curiosidade: o jogador, pouquíssimo conhecido no Brasil, já jogou no Vasco da Gama de 1992 a 1999. (Foto: longanfc)











2) Zagueiro (Marcos Gonzalez)

Seleção: Chile

Local de Nascimento: Rio de Janeiro - RJ
Com experiência nas eliminatórias da Copa do Mundo, o terceiro zagueiro do Chile espera ir longe com a equipe neste próximo mês.













3) Zagueiro (Marcos Túlio Tanaka)

Seleção: Japão

Local de Nascimento: São Paulo - SP
Considerado um dos melhores zagueiros da Ásia, Tanaka está frequentemente nas escalações da seleção japonesa e um dos jogadores-chave para o Mundial de junho-julho.
(Foto:





4) Zagueiro (Pepe)

Seleção: Portugal

Local de Nascimento: Maceió - AL
Com gols na Euro 2008 e nas eliminatórias da Copa do Mundo 2010, o zagueiro do Real Madrid é versátil e perigoso no meio campo defensivo. Além disso, é considerado um dos jogadores mais completos, podendo sair da zaga para buscar jogo e se movimentar bem no ataque. Vale lembrar que o jogador quase não foi para a Copa, devido a uma série lesão no joelho direito, sofrida no mês de dezembro de 2009. Aliás, ele ainda não está nas condições ideais, mas o treinamento intenso e a habilidade fizeram o técnico português, Carlos Queiroz, a arriscar - e, quem sabe, "petiscar".


5) Zagueiro (Mehmet Aurélio)

Seleção: Turquia

Local de Nascimento: Rio de Janeiro - RJ
Jogando há três anos seguidos no Fenerbahce, Aurélio se tornou o primeiro jogador naturalizado turco a se juntar à seleção nacional em 2003. O cabeça-de-área jogou a Euro 2008 e se tornou um jogador importante no elenco turco.
Apesar da sua seleção não ter sido classificada para a Copa deste ano, essa lista trata-se de jogadores naturalizados que poderiam ser convocados, independente de quem vá para a Copa - e nesse caso, não falta talento individual.









6) Meia (Alex)

Seleção: Japão

Local de Nascimento: Maringá-PR
Aos 16 anos, o jovem meia se mudou para o Japão. Até então, fez 82 jogos pela seleção japonesa, incluindo a partida válida pela Copa do Mundo de 2006 contra o Brasil, onde jogou os 90 minutos. O jogo foi realizado ainda na fase de grupos, onde os brasileiros venceram por 4 a 1.
Apesar de não ter sido convocado pelo técnico Takeshi Okada, Alex tem um histórico de bons jogos e, principalmente, de já ter sido considerado o melhor jogador do país do sol nascente e ainda é considerado um dos melhores jogadores que já vestiram a camisa da seleção do país.




7) Meia (Benny Feilhaber)

Seleção: Estados Unidos
Local: Rio de Janeiro
Filho de austríacos, o brasileiro foi morar nos EUA aos 7 anos. A primeira convocação pela seleção do País foi em 2005. Feilhaber chegou a ser convocado para a seleção austríaca em novembro de 2006, porém, recusou o convite pois tinha foco em obter vaga no time dos EUA. Em 2009, esteve na Copa das Confederações, na África do Sul, onde jogou, pela segunda vez, contra o Brasil, seu país natal e esse ano segue na lista do técnico Bob Bradley.









8) Meia (Marcos Senna)

Seleção: Espanha

Local de Nascimento: São Paulo-SP
Após quatro anos jogando pelo Villareal, Marcos Senna conquistou os espanhois e um lugar na seleção nacional em 2006. Ele jogou pela Espnha na Copa de 2006 e fez parte do time campeão da Euro 2008. Esse ano, entretanto, o brasileiro não foi convocado pelo técnico Vicente del Bosque para disputar a Copa. Até porque o meio campo espanhol é de dar inveja a qualquer seleção - Xabi Alonso (Real Madrid), Cesc Fábregas (Arsenal/ING), Sergio Busquets (Barcelona), Xavi Hernández (Barcelona), Andrés Iniesta (Barcelona), Javier Martínez (Athletic de Bilbao) e David Silva (Valencia) - mas mesmo que Senna não tenha jogado sua melhor temporada no Campeonato Espanhol, não esquecemos dele.





9) Meia (Deco)

Seleção: Portugal

Local de Nascimento: São Bernardo do Campo - SP
Deco fez parte da seleção brasileira juvenil de futebol. Logo após, o jogador se mudou para Portugal em 1997 e em 2004 foi campeão da UEFA Champions League jogando pelo Porto. Deco jogará pela Copa neste ano no mesmo grupo em que o Brasil faz parte, sendo um dos jogadores mais experientes da Seleção. Além da habilidade incontestável e de até mesmo da seleção portuguesa ter sido chamada de "Deco-Dependência", o jogador não poderia ficar de fora da lista neste ano. Isso porque Deco avisou que não jogará mais pela seleção portuguesa após a Copa deste ano.




10) Atacante (Cacau)

Seleção: Alemanha
Local de Nascimento: Santo André - SP
Aqui nesta lista colocamos outro 'alemão', o atacante do Stuttgart, Cacau. Ele, que teve um começo de carreira mais modesto e menos midiático em relação a Kevin Kuranyi, hoje é uma das grandes apostas da seleção do técnico Joachim Löw - mesmo com grandes nomes no ataque, como Podolski e Klose.











11) Atacante (Liédson)


Seleção: Portugal
Local de Nascimento: Cairu - BA
Com boas passagens pelo Flamengo e pelo Corinthians, o atacante se transferiu em 2003 para o Sporting Lisboa. E quem pensou que seria apenas isso, o jogador estreitou os laços com o país português. Foi naturalizado em 2009 e, logo após, foi convocado para os jogos das eliminatórias do mundial e, agora, para disputar o mundial da FIFA. A escolha foi difícil, mas pelo faro de gols e boas atuações pelo Sporting Lisboa, o brasileiro merece um lugar na Seleção, e mesmo que não tenha tanta experiência , Liedson provou que não se intimida e é oportunista quando a equipe mais precisa.

Técnico: Carlos Alberto Parreira

Muito embora não é preciso se naturalizar para comandar uma equipe estrangeira, aqui fica a sugestão do técnico tetracampeão com a seleção canarinho e que, atualmente, comanda o elenco sul-africano para a Copa, que acontece na casa dos Bafana Bafana.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Reservas de 'luxo'
 
Zagueiro (Fabiano Santacroce)
 
Seleção: Itália
Local de Nascimento: Camaçari - BA
Atacante do Napoli, em 2008 foi convocado pelo técnico da Seleção Italiana para participar de jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010. Nasceu no Brasil, filho de pai italiano e mãe brasileira negra, tendo sido criado em Casatenovo, na Lombardia.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
11) Atacante (Eduardo da Silva)
 
Seleção: Croácia
Local de Nascimento: Rio de Janeiro - RJ
O jogador ganhou sua nacionalidade croata em 2002 e a partir de 2004 fez sua primeira aparição na seleção nacional. Ele viria a estabelecer-se como um dos jogadores-chave na campanha de qualificação da Croácia para a Euro 2008. Ele fez a sua estreia oficial pela Croácia longe num empate sem gols contra a Rússia, em 6 de Setembro de 2006, e marcou seu primeiro gol oficial pela Croácia em 11 de Outubro de 2006, na vitória por 2 a 0 em Zagreb, contra a Inglaterra


Atacante (Amauri)
 
Seleção: Itália
Local de Nascimento: Carapicuíba (Brasil)
Suas boas apresentações já no Palermo angariaram estimativas para uma futura convocação para a Seleção Italiana. Seu grande momento em um clube de ponta do futebol italiano ascendeu pedidos de que o técnico da Seleção Brasileria, Dunga, o convocasse, mas Amauri nunca se decidia, de fato, se queria jogar pelo Brasil ou pela Itália, o que chegou a descontentar alguns jogadores italianos, como o meia Gennaro Gattuso. Atualmente na Juventus, ele obteve a cidadania italiana neste ano, mas não vai jogar a Copa nem pelo Brasil e nem pela Itália.



Natasha Guerrize

Um comentário:

Cahe´s blog disse...

Gostei e senti firmeza. É isso que nós, leitores, queremos ver -> um trabalho de pesquisa e não só o famoso cntrl C + V.

Beleza

Cahe is a Blogger

Postar um comentário